Módulo 1 – Sobre as etapas, componentes do processo e critérios de qualidade.

Princípios de Pesquisa Científica:

Nesta etapa seguiremos os mesmo objetivos apontados por (Tuckman, 2002, pp.37-57), quanto a seleção do problema de investigação:

  • Definir um problema específico de investigação como sendo a relação entre duas ou mais variáveis;
  • Selecionar um problema de investigação tendo em conta o ceu caráter prático e o seu interesse;
  • Reformular um problema de investigação de forma clara;

 

Tipos de variáveis nos diversos campos de pesquisas:

  • operacionais ou teóricas
    • Operacionais: aparecem na metodologia e nos resultados (a partir de pistas se elabora conclusões);
    • Teóricas: aparecem na introdução, nos objetivos e na discussão do trabalho, nas conclusões e no título do trabalho de pesquisa.

Delimitação do âmbito dos problemas de investigaçãomodelo tridimensional para classificação do problema

fonte: Tuckman (2002 , p. 40)

Exemplo de estrutura analítica baseada em cinco aspectos inter-relacionados, neste exemplo o principal foco foi o professor, e os aspectos foram agrupados em três categorias:

Estrutura analítica: uma ferramenta para analisar as interações e a produção de significados em salas de aula de Ciências (Mortimer e Scott, 2003).estrutura analiticafonte: Zanom & Freitas, 2007

Modelo de estrutura de análise investigativa para o estudo e análise de ações que favoreçam a aprendizagem no ensino de ciências em classes de ensino fundamental.

O quadro apresenta a diferenciação metodológica entre o ensino habitualmente realizado pelas professoras em sala de aula e o ensino com atividades investigativas.

analise investigativafonte: Zanom & Freitas, 2007

Bibliografia:

Tuckman ,Manual de Investigação em Educação, 2002 pp: 37-57

Volante Zanon, Dulcimeire Ap, & de Freitas, Denise. (2007). A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição10, 93-103. Recuperado em 25 de janeiro de 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212007000100010&lng=pt&tlng=pt.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s